sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sonho de Uma Noite de Verão

A Midsummer Night's Dream (Sonho de uma noite de verão) é uma comédia da autoria de William Shakespeare, escrita em meados da década de 1590.
*
*
Não se sabe ao certo quando é que a peça foi escrita e apresentada ao público pela primeira vez, mas crê-se que terá sido entre 1594 e 1596. Alguns autores defendem que a peça possa ter sido escrita para o casamento de Sir Thomas Berkeley e Elizabeth Carey, em Fevereiro de 1596.

Não existe uma fonte direta que tenha servido de inspiração para a peça, ainda que se possam encontrar elementos relacionados com a mitologia greco-romana e respectiva literatura clássica. Por exemplo, a história de Píramo e Tisbe é contada por Ovídio, nas suas Metamorfoses, assim como a transformação de Bottom em burro se pode relacionar com O asno de ouro de Apuleio. Pensa-se que Shakespeare tenha escrito o "Sonho de uma noite de verão" sensivelmente ao mesmo tempo que o Romeu e Julieta e, de fato, existem muitos pontos de contacto entre as histórias: Egeu quer casar Hérmia à força com Demétrio, assim como Píramo e Tisbe acabam mortos por questões de amor, ainda que numa perspectiva cômica.
*
*
*
LISANDRO — Então, minha que­ri­da, por que as faces tão pá­li­das assim? Qual o mo­ti­vo de mur­cha­rem tão rápido essas rosas?
HÉRMIA — Talvez por falta da água que lhes viesse da tempestade dos meus pró­pri­os olhos.
LISANDRO — Oh Deus! Por tudo quanto tenho lido ou das lendas e his­tó­ri­as es­cu­ta­do, em tempo algum teve um tranqüilo curso o verdadeiro amor. Ou era grande do sangue a diferença...
HÉRMIA — Oh sofrimento! Nascer no alto e aceitar o ca­ti­vei­ro!
LISANDRO — ... ou mui disparatadas as idades...
HÉRMIA — Oh dor! Unir-se a mocidade às cãs!
LISANDRO — ... ou tudo os pais, sozinhos, decidiam...
HÉRMIA — Não há maior inferno: estranhos olhos para escolher o amor!

3 comentários:

Anônimo disse...

é legal

Fabiana disse...

gostei muito de ler a historia

Tatiizinha'cat disse...

tô fazendo trabalho sobre essa peça
vou fazer o papel da hérmia e tô gostando

Postar um comentário