quarta-feira, 14 de outubro de 2009

The Secret Garden

O Jardim Secreto é tomado como a mais importante obra do francês Hodgson Burnett, pois é o primeiro livro no qual um garoto e uma garota são os personagens principais. Além disso é um dos poucos livros que trazem personagens apáticos ao começo da obra.
-


- Mary Lennox era criada por uma Ayah na Índia. Ela recebia tudo o que queria de seus criados. Após um surto de cólera, morreram tanto sua Ayah como seus pais e ela foi trazida para a Inglaterra a seu tio, Lord Craven, que agora detém sua guarda.
Seu tio tinha atitudes semelhantes a de seus pais: Ele quase nunca ficava em casa, esquece-a em sua viagem, mas preocupa-se em garatir-lhe tudo que ela precisa. Em sua educação colabora também a criada Martha.
Uma vez que não há coisa alguma a se brincar, resta-lhe apenas a possibilidade de brincar lá fora. Num dia ela encontrou o Jardim Secreto, que estava fechado já há dez anos. A todos era proibido entrar no Jardim. Entretanto Maria e Dick, o irmão de Martha, interessaram-se bastante pelo misterioso Jardim, que Maria encontra graças à ajuda do pintarroxo do jardim.
Em uma noite turbulenta ela encontrou Colin, o filho tomado por quase morto de Sr. Craven. Como todos acreditavam que ele iria logo morrer, era também realizado todo desejo e vontade, e todos fazem o que ele manda. Entretanto Maria não se deixava amedrontar por ele, muito pelo contrário: quando ela ficava irritada, ela o diz claramente o que pensa sobre seu comportamento.
Por fim Colin desejava ver o Jardim e ficar mais forte, para impressionar seu pai. No Jardim todos os três se libertam, cuidam das plantas e fazem marcha; mas em casa Colin banca o doente terminal, para que ele não seja levado a seu pai tão cedo. Por fim Sr. Craven volta para sua casa em razão de uma "magia" de seu filho. Ele encontrou seu filho no Jardim e ambos voltaram para casa juntos no final. Mary era uma menina muito mal criada, e mal humorada ate que descobriu que um simples sorriso pode nos fazer feliz e a partir dai ela começou a mudar, nao radicalmente claro mais se tornou uma menina mais curiosa e interessada.

1 comentários:

Anônimo disse...

Sabem aonde baixar esse livro em ingles .Obrigadoo.

Postar um comentário