sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Os Irmãos Grimm

Os irmãos Grimm, Jacob e Wilhelm Grimm, foram dois alemães que se dedicaram ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário (O Grande Dicionário Alemão - Deutsches Wörterbuch) e estudos de lingüística, e ao estudo do folclore.


Nos tempos passados todos os contos e fábulas eram apenas contados às crianças, sem nenhum registro escrito. Os irmãos Grimm foram os primeiros a registrarem as histórias mais famosas de contos de fada, tais como "A Branca de Neve", "A Bela Adormecida", "Rapunzel", "Cinderela", "João e Maria", "Chapeuzinho Vermelho", entre outros. A maioria de seus contos se tornaram conhecidos por serem futuramente lançados pela Walt Disney.




"Era uma vez, uma menina tão doce e meiga que todos gostavam dela. A avó, então, a adorava, e não sabia mais que presente dar a criança para agradá-la. Um dia ela presenteou-a com um chapeuzinho de veludo vermelho. O chapeuzinho agradou tanto a menina e ficou tão bem nela, que ela queria ficar com ele o tempo todo. Por causa disso, ficou conhecida como Chapeuzinho Vermelho.
Um dia sua Mãe lhe chamou e lhe disse:
- Chapeuzinho, leve este pedaço de bolo e essa garrafa de vinho para sua avó. Ela está doente e fraca, e isto vai faze-la ficar melhor. Comporte-se no caminho, e de modo algum saia da estrada, ou você pode cair e quebrar a garrafa de vinho e ele é muito importante para a recuperação de sua avó."
(Chapeuzinho Vermelho)
-
"Rapunzel chegou a ser a menina mais bela de todo o planeta. Quando fez doze anos, a bruxa a aprisionou numa torre em meio a um bosque. A torre não tinha escadas nem portas, somente uma pequena janela no alto. Cada vez que a bruxa queria subir ao alto da torre, parava sob a janela e gritava:
"Rapunzel, Rapunzel, joga tua trança de ouro!"
(Rapunzel)
-
"- Espelhinho, espelhinho, reponde-me com franqueza: Quem é a mulher mais bela de toda redondeza?
O espelho respondia: - É vossa realeza a mulher mais bela desta redondeza."
(A Branca de Neve e os Sete Anões)

0 comentários:

Postar um comentário