quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Pride and Prejudice - Orgulho e Preconceito



Orgulho e Preconceito (ou, na versão original, Pride and Prejudice) é um romance da escritora britânica Jane Austen, publicado em 1813. O livro foi escrito antes dela completar vinte e um anos, em 1797,e era inicialmente chamado "First Impressions", mas nunca foi publicado com esse título.



"É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, na posse de uma bela fortuna, necessita de uma esposa."

(capítulo I)




O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, Kity, Lydia, Jane e Mary, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo.


Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma das suas filhas. De fato, ele parece interessar-se bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem.
Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito pouco sociável e taciturno é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram.
A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. Muitas reviravoltas, ocorrrem a partir dai, e eis que surge um amor, nascido em meio á antipatia. Lizzy descobre a verdadeira face de seu amado, boa e nobre, e os segredos que o levam a ter este carater duro, que é mal visto por todos, terminando em um grande amor entre os dois, o que causa grande admiração para ambas as familias.




- Jane Austen (1775 - 1817) foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da Literatura Inglesa depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora cuja vida sem grandes sobressaltos em nada reduziu a estatura da sua ficção.

0 comentários:

Postar um comentário