quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Alice in Wonderland


"Down, down, down. Would this fall never come to an end?"


Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido como Lewis Carroll, é o autor da mais fantástica e minusciosa história infantil (ou não tão infantil) Alice no País das Maravilhas.

O que poucas pessoas sabem é a origem dessa história. Alice teve um papel muito importante na trajetória de Carroll. Era filha do reitor Christ Church, e Carroll a levava para passear com suas irmãs. Foi em um passeio de barco que Carroll contou a história. As irmãs Liddell, ao ouvirem a história, gostaram tanto que lhe pediram para escrevê-la.
Do gênero literário nonsense, sendo considerada obra clássica da Literatura Inglesa, Alice no País das Maravilhas foi criada em 1865. O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar em um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas.
O livro faz brincadeiras e enigmas lógicos, o que contribuiu para sua popularidade. Carroll também faz alusões a poemas da era vitoriana e a alguns de seus conhecidos, o que torna a obra mais difícil de ser compreendida por leitores contemporâneos. É uma das obras escritas da literatura inglesa que tiveram mais adaptações na história do cinema, TV e teatro. Incluindo entre elas, a versão criada pela Walt Disney, onde são adaptados o livro "Alice no País das Maravilhas" e "Alice através do Espelho".











0 comentários:

Postar um comentário